75 anos do naufrágio de 1947
Câmara de Matosinhos homenageia com um “Mar de Luz” as 152 vítimas do naufrágio
A Câmara Municipal de Matosinhos assinala hoje e amanhã os 75 anos do naufrágio de 1947 com “Mar de Luz”, uma iniciativa de homenagem aos 152 pescadores vítimas deste trágico acontecimento que deixou um sentimento de luto, dor e sofrimento incalculável em Matosinhos, que ainda hoje permanece vivo na memória coletiva dos matosinhenses.
As comemorações iniciaram-se ao final da tarde de hoje, com um momento musical inédito, interpretado por um grupo coral composto simbolicamente por 152 vozes de matosinhenses, de 8 instituições. Ao mesmo tempo, a Academia de Dança de Matosinhos interpretou um excerto do bailado “Ralhar o Mar”, alusivo ao Naufrágio de 1947. Durante estas atuações, 152 lanternas construídas com a participação da comunidade piscatória foram entregues ao público, disposto em redor do espelho de água da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que colocou a sua lanterna a flutuar. Após estes momentos e ao som do "toque de silêncio " pelos Bombeiros Voluntários de Leixões, os presentes dirigiram-se para a fachada do edifício dos Paços do Concelho, para presenciar o ato solene do hastear de bandeiras a meia-haste.
A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa salgueiro, o vice-presidente, Carlos Mouta, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, o vereador Vasco Pinho, o presidente da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo Carvalho, e o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, associaram-se a esta iniciativa plena de simbolismo para a comunidade matosinhense.
Amanhã, o programa das comemorações terá continuidade pelas 09h30 com a romagem, desde a Casa dos Pescadores até à praia de Matosinhos, para colocação de flores junto à escultura “Tragédia do Mar”, da autoria do artista José João de Brito.
Na Capela de Santo Amaro, pelas 11h00, será celebrada uma eucaristia em memória dos pescadores falecidos, presidida pelo pároco Emanuel Brandão e concelebrada pelo Cónego José Fabião.
Ao meio-dia, sairão quatro traineiras da Barra de Leixões, ao largo da Praia de Matosinhos, num desfile marítimo acompanhado pelo Salva-vidas da Capitania do Porto de Leixões.
Pelas 16h00, o Museu da Memória de Matosinhos irá inaugurar a exposição temporária “Romagem de saudade”, centrada nas memórias históricas, materiais e imateriais do Naufrágio de 1947. Entre as 15h00 e as 18h00, será exibido o documentário “Senhor Deus dos Desgraçados”.
A organização do “Mar de Luz” conta com a colaboração da Academia de Dança de Matosinhos, Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, Comissão Administrativa do Mártir S. Sebastião, Capitania do Porto de Leixões, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões, Grupo Etnográfico os Pescadores do Castelo, Rancho Folclórico Infantil Vareirinhos de Matosinhos, Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos, Coral CCD de Matosinhos, Coro de Jovens de Leça da Palmeira, Coral Litúrgico da Paróquia de Matosinhos, Associação de Pensionistas e Reformados, Os Triunfadores, Vidi Aquam, Coral Nossa Senhora da Hora, Grupo de Teatro do Orfeão de Matosinhos e Centro Columbófilo de Matosinhos.
Veja aqui o programa completo para amanhã:
sexta-feira, 2 de dezembro
9h30 – Concentração frente à Capela
[Casa dos Pescadores]
10h – Cortejo [Rua do Godinho, Sr. Padrão, Esc. Mulheres na praia, Capela Sto. Amaro]
Na praia, junto à estátua das mulheres - oração, depósito de coroa, largada de 152 pombas brancas
11h – Missa [Capela Sto. Amaro]
Padre Brandão e Sr. Cónego Fabião - Entrega de réplicas da estátua das mulheres
12h – Saída de 4 traineiras para a Barra de Leixões e acompanhamento do bote da Polícia Marítima.
16h - “Memórias do Naufrágio de 1947” - exposição
[MuMMa – Sala Viagem pela memória]
Sem comentários:
Enviar um comentário